DORNES

Península Encantada

INFORMAÇÕES

UM POUCO DE HISTÓRIA

Usualmente chamada de Península Encantada ou Terra Mítica dos Templários, a Vila de Dornes, em Ferreira do Zêzere, está ligada à heroica história da fundação de Portugal. Foi com a reconquista cristã, e a luta pela afirmação do novo reino de Portugal, que Dornes assumiu um papel de relevância. Situada em terras entregues aos Templários pelos primeiros reis portugueses, na época da reconquista da Península Ibérica aos muçulmanos. Devido aos conflitos que aqui se desenrolaram, Dornes acabou por estar ligado ao culto religioso a Nossa Senhora do Pranto, fazendo florescer esta vila desde o século XII. Com um foral concedido por D. Manuel I em 1513, Dornes seria sede de concelho até 1835.
Tendo em conta a importância desta Vila mítica para Portugal, são vários os locais que pode conhecer dentro desta, tais como:
Torre de Dornes e os Templários
Pensa-se que tenha sido erguida no século XIII pela Ordem dos Templários. Atalaia, nome deste tipo estrutura, fazia parte da linha defensiva da ordem. Foi ainda na segunda metade do século XII que Gualdim Pais, mestre da Ordem dos Templários e figura histórica de grande relevância, expugnou mouros e foi responsável pela edificação de marcos militares que permanecem até hoje.
Santuário de Nossa Senhora do Pranto
Mandado edificar no século XIII, supostamente, pela Rainha D. Isabel, esposa de D. Dinis I, detentora deste território. O atual edifício foi reedificado no século XV sob a ordem de D. Gonçalo de Sousa, comendador-mor da Ordem de Cristo. Reza a lenda que Guilherme da Paiva, feitor da D. Isabel, terá ouvido um intenso lamurio durante uma caçada na zona que mais tarde viria a dar origem à Vila das Dores, Dornes. Voltando para Coimbra para informar a sua Rainha, esta terá profetizado que quando voltasse àquele lugar, encontraria uma imagem de Nossa Senhora, com o seu filho morto nos seus braços. E assim foi, quando Guilherme da Paiva voltou ao mesmo lugar onde ouvira o choro e gemidos agonizantes, comtemplou a imagem de Nossa Senhora com o seu filho nos braços.
Capela de Santo António
A Capela de Santo António é um pequeno e simples edifício remodelado localizado antes das escadas que levam até ao Santuário de Nossa Senhora do Pranto. No seu interior, é possível encontrar uma imagem de Santo António no altar.

ESPAÇO DE BELEZA E HISTÓRIA

explore um lugar cheio de encanto e tradição

CRIE MOMENTOS